Pular para o conteúdo principal

O SILÊNCIO É A VOZ DA SABEDORIA

 “O coração do justo medita no que há de responder, 



mas a boca dos ímpios jorra coisas más”. (Provérbios 15:28

Para alguns, permanecer em silêncio é um martírio interminável, pois seus traumas, medos, ansiedades e solidão, promovem uma necessidade do falar contínuo. 

Para outros, ficar em silêncio faz parte do cotidiano, pois vivem no universo da introversão, por serem voltados para si, seguem com seus limites sendo alimentados pela sua imaginação daquilo que poderiam fazer e não do que podem realizar. 


Quando tratamos do mundo da comunicação onde interagir com o próximo é a lei magna, permanecer em silêncio se tornou um desafio quase insuperável, aproximando-se do insuportável. Nos últimos anos o bom falar se tornou uma arte que poucos tem domínio. O importante não é o que se fala, mas como é dito, porém, a grande massa hoje em dia acha que o que vale é falar, não importando se os efeitos produzirão resultados negativos e destrutivos. 

Feridas causadas por palavras são como uma bomba atômica lançada no íntimo do nosso ser, seus efeitos ultrapassam a barreira do tempo, seus males são reproduzidos de geração em geração. 

Algumas pessoas usam a seguinte frase “certa vez ela disse algo que nunca mais esqueci!” Muitas vezes isto é uma referência a uma mágoa produzida por alguém que não deveria ter se calado, e sim, tinha a obrigação de dizer o que disse, porém, da maneira certa, mas não o fez. Por essas e outras razões, o silêncio se tornou a voz da sabedoria. 




Com palavras erradas guerras romperam, famílias se abalaram, amizades se foram e amores desfaleceram; 

Com palavras erradas, maldições foram proferidas, mágoas nasceram e como ervas daninhas se enraizaram no íntimo do nosso ser. 
Com palavras erradas a vida perdeu a graça e o sentido de ser, o sol perdeu o brilho, o amor se tornou ódio e a razão perdeu a sua existência. 




O Silêncio é a voz que precisamos lançar mão quando calamos e deixamos de usar as palavras como armas letais ou como espadas afiadas e silenciamos as explosões produzidas pelo efeito da voz.

O Silêncio se torna a voz da sabedoria, a Revolução dos sábios, o grito que clama por uma vida com sentido 


A Língua é poderosa, mas não é invencível! 


Calem-se! 

- Voz que amaldiçoa; 
- Palavras que geram mágoas; 
- Calem-se palavras erradas! 


O Jardim das palavras certas é colorido como a vida deseja ser, é florido e cheio de alegria, o Jardim das palavras certas dá renovo ao viver. 
Com palavras certas, o dia nasce com mais vigor, o pássaro canta com intensa alegria, o céu se torna mais azulado e as nuvens são brancas como devem ser as palavras produzidas pela nossa boca. 

Com palavras certas: 
- O dia é reverenciado; 
- A vida é contemplada; 
- A amizade é eternizada; 
- O perdão é alcançado; 
- A morte é derrotada; 
- O Amor é desfrutado e Deus é adorado! 




Com as palavras certas a alegria se torna um vírus contagioso onde todos querem se contaminar e a razão passa a dar razão para a própria razão de viver.  

Com palavras certas dizemos: 



- Sejam agradáveis as palavras da minha boca e o meditar do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e redentor meu! (Salmo 19.14) 

Abs. 


Comentários

Click 1 Fotografia 3684-6190

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe que Eclesiastes 3, se cumpra na sua vida

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”. (Ec 3.1 NTLH)
Para aqueles que preferem a versão tradicional: (Revista e Corrigida). Segue:
“Tudotemoseutempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”


Se lermos Eclesiastes 3 do versículo 1 ao 8 ou sua totalidade, compreenderemos que apesar de ser necessário que tomemos atitudes para que a nossa vida tenha conteúdo, isso acontecerá no tempo certo, no entanto, não é bem o que temos presenciado. O fato é que tomamos iniciativas para que os nossos planos se cumpram no nosso tempo, deixando de dar importância ao tempo e à vontade de Deus. Inclusive, acabamos por tentar dar uma “mãozinha” para o Nosso Pai Celestial, mostrando-Lhe como, quando e onde realizaremos isso ou aquilo, esquecendo que a vontade PERFEITA, é a Dele e não a nossa (leia Romanos 12.2b). Quem dera sempre buscássemos a Deus para saber se a vontade Dele vai de encontro com aquilo que planejamos fazer. Tive algumas oportunidades de presenc…

Dia da Esposa de Pastor

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Pv 31:10-12 (NVI)
O livro de Provérbios dedica com valor uma preciosa parte do capítulo 31 à esposa fiel e exemplar, na versão tradicional é muito conhecido pelo versículo 10 deste capítulo onde diz: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Para um Pastor se tornar completo é necessário que encontre O precioso tesouro que lhe foi dado e somente saberá que o encontrou quando for capaz de declarar com amor o versículo 29 de provérbios 31 que diz: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". Ou dizer com o mesmo ânimo de Adão: “...Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne” - Gn 2.23a. Hoje ao comemorarmos como igreja o Dia da Esposa do Pastor, queremos honrar essa  Mulher  valorosa que foi especialmente escolhida…

O que os olhos viram, os ouvidos ouviram...

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I coríntios 2. 9)
Estou agora ao lado da piscina, deitado no chão vislumbrando as estrelas e no meio disto tudo me sinto do tamanho de um átomo. O versículo acima faz com que nos sintamos incapazes de imaginar as maravilhas que Deus tem reservado para nós. E agora eu pergunto: 


E as coisas que os olhos viram que os ouvidos ouviram e as maravilhas que já tem penetrado os nossos corações?
A beleza do universo, o esplendor das estrelas, as maravilhas do fundo do mar, as muitas formas das nuvens no céu azul, as incontáveis espécies de animais que vivem nas grandes florestas, os desertos com seus mistérios e o microscópico universo dentro de nós mesmos.
Tudo isso de alguma forma temos visto, além de poder ouvir o canto das aves, das baleias, o som da natureza, o singelo som da chuva, do mar, do ar e ao somar tudo isso somos preenchidos p…