Pular para o conteúdo principal

O PODER DA LÍNGUA

“Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!” (Colossenses 4.6) 


“Ou você se garante ou a língua derruba você”, esse é o mais novo slogan (frase de efeito) de um famoso curso de idiomas. Quando a li pela primeira vez em um outdoor, lembrei do poder que realmente a nossa língua tem quando falamos, independente de qual idioma seja, o importante para a nossa reflexão é de quem falamos, o que falamos e como falamos. A Bíblia trata esse assunto atribuindo a ele grande importância, vamos ver? 


“Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz”. (Provérbios: 21.23). 


“Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras”. (Provérbios. 18.7) 


“O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar”. (Tiago 3.7,8) 

O Capítulo 3 de Tiago e parte do capítulo 4 discernem sobre o poder da língua em fazer o mal e o bem, abençoar e amaldiçoar “de uma mesma boca procede bênção e maldição”. Este é o momento certo para nos avaliarmos e chegar à conclusão se temos feito bom ou mal uso da nossa língua, infelizmente temos uma tendência para o mal uso, isso não significa que devemos simplesmente aceitar e pronto, todos nós podemos nos superar e este é o momento certo. Que tal dedicar uma semana para fazer um bom uso de palavras que edificam a vida dos nossos colegas, amigos e familiares? Comece com o desejo de um BOM DIA! Procure elogiar seus colegas do trabalho, anime o desanimado! Encoraje o desencorajado, seja otimista no falar e procure ver tudo pelo lado positivo. Após uma semana, observe tudo à sua volta, talvez não perceba grandes mudanças, mas com certeza terá plantado boas sementes que futuramente brotarão e trarão grandes resultados, além disso, se olhar pra dentro de si, perceberá que o maior beneficiado foi.... VOCÊ! “A boca do justo é manancial de vida...” (Provérbios 10.11) 


“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado”. (Provérbios: 18.21). 


Obs.: Versão bíblica utilizada: Nova Tradução da Linguagem de hoje (NTLH) 


Escrito por: 
www.inspiradas.com

Vídeo sugerido:
O Poder das palavras
Fonte: youtube

Comentários

  1. Uma excelente reflexão, aproveitarei a sua reflexão tantas vezes quanto forem necessárias. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. Yayá,
    Nesta semana estou me esforçando para corresponder a este texto, afinal de contas, preciso viver o que escrevo, e se fizer isto, o maior beneficiado serei eu.
    Obrigado por tudo.
    Abs.
    Joelson

    ResponderExcluir
  3. Obs. "esta semana" deve ser interpretada como "nesta vida" creio que assim viverei melhor.
    Abs.
    Joelson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Click 1 Fotografia 3684-6190

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe que Eclesiastes 3, se cumpra na sua vida

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”. (Ec 3.1 NTLH)
Para aqueles que preferem a versão tradicional: (Revista e Corrigida). Segue:
“Tudotemoseutempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Se lermos Eclesiastes 3 do versículo 1 ao 8 ou sua totalidade, compreenderemos que apesar de serem necessárias que tomemos atitudes para que a nossa vida tenha conteúdo, elas ocorrerão no tempo certo, no entanto, não é bem isto que temos presenciado. O fato é que temos tomado iniciativas para que os nossos planos se cumpram no nosso tempo, deixando de dar importância ao tempo e à vontade de Deus. Inclusive, temos tentado dar uma “mãozinha” para o Nosso Pai Celestial, mostrando-Lhe como, quando e onde realizaremos isso ou aquilo, esquecendo que a vontade PERFEITA, é a Dele e não a nossa (leia Romanos 12.2b). Quem dera sempre buscássemos a Deus para saber se a vontade Dele vai de encontro com aquilo que planejamos fazer. Tive algumas oportunidades de p…

Dia da Esposa de Pastor

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Pv 31:10-12 (NVI)
O livro de Provérbios dedica com valor uma preciosa parte do capítulo 31 à esposa fiel e exemplar, na versão tradicional é muito conhecido pelo versículo 10 deste capítulo onde diz: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Para um Pastor se tornar completo é necessário que encontre O precioso tesouro que lhe foi dado e somente saberá que o encontrou quando for capaz de declarar com amor o versículo 29 de provérbios 31 que diz: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". Ou dizer com o mesmo ânimo de Adão: “...Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne” - Gn 2.23a. Hoje ao comemorarmos como igreja o Dia da Esposa do Pastor, queremos honrar essa  Mulher  valorosa que foi especialmente escolhida…

O que os olhos viram, os ouvidos ouviram...

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I coríntios 2. 9)
Estou agora ao lado da piscina, deitado no chão vislumbrando as estrelas e no meio disto tudo me sinto do tamanho de um átomo. O versículo acima faz com que nos sintamos incapazes de imaginar as maravilhas que Deus tem reservado para nós. E agora eu pergunto: 


E as coisas que os olhos viram que os ouvidos ouviram e as maravilhas que já tem penetrado os nossos corações?
A beleza do universo, o esplendor das estrelas, as maravilhas do fundo do mar, as muitas formas das nuvens no céu azul, as incontáveis espécies de animais que vivem nas grandes florestas, os desertos com seus mistérios e o microscópico universo dentro de nós mesmos.
Tudo isso de alguma forma temos visto, além de poder ouvir o canto das aves, das baleias, o som da natureza, o singelo som da chuva, do mar, do ar e ao somar tudo isso somos preenchidos p…