segunda-feira, 4 de julho de 2011

O PODER DA LÍNGUA

“Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!” (Colossenses 4.6) 


“Ou você se garante ou a língua derruba você”, esse é o mais novo slogan (frase de efeito) de um famoso curso de idiomas. Quando a li pela primeira vez em um outdoor, lembrei do poder que realmente a nossa língua tem quando falamos, independente de qual idioma seja, o importante para a nossa reflexão é de quem falamos, o que falamos e como falamos. A Bíblia trata esse assunto atribuindo a ele grande importância, vamos ver? 


“Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz”. (Provérbios: 21.23). 


“Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras”. (Provérbios. 18.7) 


“O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar”. (Tiago 3.7,8) 

O Capítulo 3 de Tiago e parte do capítulo 4 discernem sobre o poder da língua em fazer o mal e o bem, abençoar e amaldiçoar “de uma mesma boca procede bênção e maldição”. Este é o momento certo para nos avaliarmos e chegar à conclusão se temos feito bom ou mal uso da nossa língua, infelizmente temos uma tendência para o mal uso, isso não significa que devemos simplesmente aceitar e pronto, todos nós podemos nos superar e este é o momento certo. Que tal dedicar uma semana para fazer um bom uso de palavras que edificam a vida dos nossos colegas, amigos e familiares? Comece com o desejo de um BOM DIA! Procure elogiar seus colegas do trabalho, anime o desanimado! Encoraje o desencorajado, seja otimista no falar e procure ver tudo pelo lado positivo. Após uma semana, observe tudo à sua volta, talvez não perceba grandes mudanças, mas com certeza terá plantado boas sementes que futuramente brotarão e trarão grandes resultados, além disso, se olhar pra dentro de si, perceberá que o maior beneficiado foi.... VOCÊ! “A boca do justo é manancial de vida...” (Provérbios 10.11) 


“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado”. (Provérbios: 18.21). 


Obs.: Versão bíblica utilizada: Nova Tradução da Linguagem de hoje (NTLH) 


Escrito por: 
www.inspiradas.com

Vídeo sugerido:
O Poder das palavras
Fonte: youtube

3 comentários:

Artes e escritas disse...

Uma excelente reflexão, aproveitarei a sua reflexão tantas vezes quanto forem necessárias. Um abraço, Yayá.

Joelson disse...

Yayá,
Nesta semana estou me esforçando para corresponder a este texto, afinal de contas, preciso viver o que escrevo, e se fizer isto, o maior beneficiado serei eu.
Obrigado por tudo.
Abs.
Joelson

Joelson disse...

Obs. "esta semana" deve ser interpretada como "nesta vida" creio que assim viverei melhor.
Abs.
Joelson

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário