Pular para o conteúdo principal

A Copa chegou primeiro na casa do vizinho















Curioso, porém já conhecido por muitos, foi o que aconteceu comigo enquanto assistia ao início da Copa do mundo como Brasileiro (Brasil X Coréia do Norte), com ânimo de um torcedor sem ânimo (não devido ao futebol apresentado, mas por minhas próprias características), assisti ao primeiro tempo e já estávamos no segundo tempo quando aos 10 minutos, acompanhava um ataque da seleção e vozes vindas da casa do vizinho gritavam GOOLLL! Curioso, permaneci assistindo àquela jogada onde se confirmou o gol da Seleção Brasileira. Não tive ânimo para comemorar um gol que já havia acontecido. O Fato é que eu estava assistindo o jogo por um canal fechado, portanto, o sinal chegava alguns segundos depois, mas isso foi o suficiente para tirar a alegria do gol que acontecia à minha frente.

Dali em diante passei a ser um fiel espectador... da minha vizinhança. A Cada ataque do Brasil eu, com ansiedade direcionava minha atenção para uma possível reação dos meus queridos vizinhos, afinal de contas o meu presente já era passado e buscava no presente deles o que passou a ser o meu futuro...

Estando no futuro dos “outros” soube do segundo gol que aconteceu aos 26 minutos, minha única reação foi avisar a minha amada que um gol acontecera, não esboçando reação de alegria nem transmitindo isto a ela. Não comemorei e acabei prejudicando alguém para fazê-lo. Somente a parte ruim se fez presente no meu passado, afinal de contas, lá no futuro (casa dos meus vizinhos), ninguém comemorou o gol da Coréia do Norte aos 44 minutos.

Temos nos preocupado em saber mais do que acontecerá no nosso futuro ou como ele será, deixando muitas vezes de viver o nosso presente, prejudicando aquilo que mais queremos, o futuro. Jesus certa vez disse “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6.34)

Precisamos depositar a nossa confiança no Senhor, entregando a Ele o nosso presente e o nosso futuro. É Claro que isto não deve ser interpretado como: - Ficarei sentado em um sofá esperando que as coisas aconteçam. É importante planejar o nosso futuro, buscar algo de melhor, pedir orientação a Deus para que Ele confirme o desejo do nosso coração.

O que não devemos fazer é viver o futuro quando já temos um presente para dar conta. Vivemos em um mundo cheio de stress – Basta um mal de cada vez. Suas preocupações (ansiedades), o levarão a se preocupar com coisas que ainda hão de acontecer ou que nem se sabe se realmente acontecerão. Algumas vezes sua família é quem paga por isso quando você descarrega em alguém os problemas/dificuldades/lutas, que ainda nem aconteceram.

Voltemos ao jogo do Brasil, ele venceu por 2X1, está feliz com o resultado? Acredito que muitos darão um belo NÃO como resposta, deixando de se lembrar que a vitória é muito melhor do que um empate ou a triste derrota. “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras.” (2tm 2.5). Lembre-se, a seleção Brasileira o fez, mesmo dentro das suas limitações.

Será que temos reconhecido e comemorado as nossas vitórias quando as alcançamos? Muitas vezes deixamos de reconhecer nossos próprios méritos (não que devamos nos exaltar), mas voltando às preocupações com o futuro, deixamos de notar o bem que fizemos, deixando de dar valor a nós mesmos (ou aos nossos subordinados, enquanto gestores de empresas), “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. (Filipenses 4.8).

Portanto,
- Viva o seu presente e seja feliz;
- Preste mais atenção nas suas vitórias e comemore-as, afinal de contas, VOCÊ merece!
- Seja um vencedor, caso ainda não tenha alcançado nenhuma vitória, pare e reflita: Para estar neste mundo tão turbulento, você já é um vencedor!
- Nunca desista dos seus sonhos, jamais os mantenha no futuro, afinal de contas ele não te pertence, mas o presente é todo seu!
- Seja mais tolerante, paciente e sempre perseverante com sua família, amigos e consigo mesmo (virtude nunca é demais).
- Que tal depositar um pouquinho mais de confiança na Seleção Brasileira? Não sei se ela vencerá, mas ao torcer contra (sendo pessimista), estará torcendo contra si mesmo e isto, muitas vezes fazemos na nossa própria vida.

Para a sua meditação:

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8: 33-39)

Abraços,
Joelson

Artigo publicado no Portal Literal
www.portalteral - artigos



Autor: Joelson Cardozo



Comentários

Click 1 Fotografia 3684-6190

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe que Eclesiastes 3, se cumpra na sua vida

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”. (Ec 3.1 NTLH)
Para aqueles que preferem a versão tradicional: (Revista e Corrigida). Segue:
“Tudotemoseutempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”


Se lermos Eclesiastes 3 do versículo 1 ao 8 ou sua totalidade, compreenderemos que apesar de ser necessário que tomemos atitudes para que a nossa vida tenha conteúdo, isso acontecerá no tempo certo, no entanto, não é bem o que temos presenciado. O fato é que tomamos iniciativas para que os nossos planos se cumpram no nosso tempo, deixando de dar importância ao tempo e à vontade de Deus. Inclusive, acabamos por tentar dar uma “mãozinha” para o Nosso Pai Celestial, mostrando-Lhe como, quando e onde realizaremos isso ou aquilo, esquecendo que a vontade PERFEITA, é a Dele e não a nossa (leia Romanos 12.2b). Quem dera sempre buscássemos a Deus para saber se a vontade Dele vai de encontro com aquilo que planejamos fazer. Tive algumas oportunidades de presenc…

Dia da Esposa de Pastor

“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Pv 31:10-12 (NVI)
O livro de Provérbios dedica com valor uma preciosa parte do capítulo 31 à esposa fiel e exemplar, na versão tradicional é muito conhecido pelo versículo 10 deste capítulo onde diz: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Para um Pastor se tornar completo é necessário que encontre O precioso tesouro que lhe foi dado e somente saberá que o encontrou quando for capaz de declarar com amor o versículo 29 de provérbios 31 que diz: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". Ou dizer com o mesmo ânimo de Adão: “...Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne” - Gn 2.23a. Hoje ao comemorarmos como igreja o Dia da Esposa do Pastor, queremos honrar essa  Mulher  valorosa que foi especialmente escolhida…

O que os olhos viram, os ouvidos ouviram...

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I coríntios 2. 9)
Estou agora ao lado da piscina, deitado no chão vislumbrando as estrelas e no meio disto tudo me sinto do tamanho de um átomo. O versículo acima faz com que nos sintamos incapazes de imaginar as maravilhas que Deus tem reservado para nós. E agora eu pergunto: 


E as coisas que os olhos viram que os ouvidos ouviram e as maravilhas que já tem penetrado os nossos corações?
A beleza do universo, o esplendor das estrelas, as maravilhas do fundo do mar, as muitas formas das nuvens no céu azul, as incontáveis espécies de animais que vivem nas grandes florestas, os desertos com seus mistérios e o microscópico universo dentro de nós mesmos.
Tudo isso de alguma forma temos visto, além de poder ouvir o canto das aves, das baleias, o som da natureza, o singelo som da chuva, do mar, do ar e ao somar tudo isso somos preenchidos p…